Ads 468x60px

Cidade

Pato Branco é um município brasileiro localizado no sudoeste do Paraná. Com população de 73.901 habitantes e índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,849, coloca-se como a 34ª melhor cidade em qualidade de vida do Brasil. A cidade se destaca na microrregião como um centro de serviços com ênfase nos setores da saúde e da educação. A partir de 1996, Pato Branco buscou variar sua economia através de incentivos fiscais a empresas dos setores de informática eeletroeletrônico, o que resultou na criação de um pequeno centro tecnológico industrial. A agricultura também representa uma importante fatia na economia do município. A existência de uma instituição federal de ensino superior, a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica) enfatiza o caráter de "centro provedor de serviços" regional de Pato Branco.

O clima de Pato Branco na Classificação de Köppen é Cfa (temperatura média no mês mais frio inferior a 18°C temperatura média no mês mais quente acima de 22°C, com verões relativamente quentes, geadas frequêntes e chuvas bem distribuidas ao ano). O clima de Pato Branco é também sujeito a nevadasocasionais, as quais, nos anos recentes, ocorreram em 1994, 2000 e 2013. Trata-se de um clima tipicamente subtropical úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo ano, isto é, sem uma estação seca definida, mas com um verão,outono, inverno e primavera sensivelmente perceptíveis. O clima da cidade é também influenciado pela altitude moderada da região e também pela continentalidade (em razão da distância em relação ao litoral). Em 21 de Agosto de 1965, fora registrada uma fotografia da Praça Getúlio Vargas coberta de neve, uma tempestade relativamente grande, mas não há registro da temperatura no momento do retrato.
  • Temperaturas médias:
    • Mês mais quente: Janeiro 22,5C.
    • Mês mais frio: Julho 14,2C.
  • Temperaturas extremas (dados registrados após 2001):
    • -5,6C em Julho de 2006.
    • +36,7C em Fevereiro de 2005.
Curiosidades
  • No seriado Toma Lá, Dá Cá, Alessandra Maestrini interpretava a empregada Bozena, que vivia contando histórias bizarras de moradores da sua cidade natal, Pato Branco. Dizia o bordão "Lá em Pato Branco daí..." sempre que contava algo. Recentemente Bozena representou a cidade de Pato Branco e um de seus marcos, a Indústria de Fogões Atlas Eletrodomésticos, com comerciais que faziam jus tanto a cidade como a Industrial que é patrimônio da cidade.
(Nota: a atriz Alessandra Maestrini não é natural de Pato Branco, era somente a personagem do seriado.)
  • Também é o local onde nasceram os futebolistas Alexandre Pato e Rogério Ceni.
Mídia

A cidade conta com uma emissora de televisão afiliada à Rede TV, chamada de TV Sudoeste. Recebe ainda os canais abertos da TV Cataratas (RPC Globo Fóz), TV Tarobá (Bandeirantes Cascavel), TV Naipi (SBT Fóz) e RIC TV ( Record Curitiba) e conta ainda com televisão à Cabo, Televigo. Conta ainda com 6 emissoras de rádio, sendo elas: Rádio Movimento FM, Rádio Elite FM, Rádio Ativa FM, Rádio Celinauta AM, Ràdio Itapuã Am e Ràdio Cidade AM. Possui um jornal de circulação regional , além de mídias online, com destaque para o Veja Pato Branco, site de notícias 100% local.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado