Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Departamento de Cultura promove Feira da Lua

Neste sábado, dia 23, o Município de Pato Branco, por meio do Departamento de Cultura, promoverá a primeira edição do projeto “Feira da Lua e Brique Cultural”, que acontecerá das 18h às 22h, na Praça Presidente Vargas. Haverá espaços para troca de objetos de coleção, apresentações de música, dança e teatro, exposições e vendas de bonsai, cinema e, ainda, a presença de 17 artesões que farão exposição e comercialização de produtos.


A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, explica que as Feiras da Lua acontecem pelo Brasil todo, sendo uma proposta do Ministério da Cultura. A escolha do nome se deve ao fato de que elas são sempre organizadas depois do escurecer. “A preferência é por noites de lua nova, quando a lua não pode ser vista no céu, mas aparece na terra através dos artistas. É um conceito poético e estamos incentivando essa proposta”, comenta Eliane.

Segundo ela, será um momento diferenciado, em que o público poderá conhecer mais sobre o que é produzido pelos artesões locais. “A população terá a oportunidade de apreciar mais de 40 tipos de artesanato, conhecer objetos antigos de colecionadores e, ainda, assistir a apresentações ou mostrar seus talentos na música, teatro e dança, pois haverá um espaço aberto para demonstrações artísticas”, conta a diretora.

De acordo com Eliane, os artistas que pretendem se apresentar não precisam se inscrever, basta chegar no local e se apresentar. No entanto, alguns já confirmaram presença, entre eles: Leomar Zierhut, João Felipe, Luis Cunico – Didio, Duo Puro Malte, Lorenzo e Grupo Zilda Arns.

No espaço destinado para a troca de objetos antigos, qualquer colecionador poderá expor suas antiguidades. Os visitantes poderão apreciar ou comprar artesanato em madeira, couro, barro, peças de biscuit, tricô, chinelos, sacolas, origamis, entre outros. Além disso, haverá a exibição de um documentário sobre a Revolta dos Posseiros.

A Feira da Lua terá visitação gratuita e acontecerá, novamente, em novembro. Como a proposta é de que o evento seja itinerante, a próxima edição deve ocorrer no Largo da Liberdade. O projeto atende, ainda, a Lei Municipal 3.728/2011, que institui o Brique Cultural e a Feira do Artesanato.

Para mais informações sobre o evento, basta ir ao Departamento de Cultura de Pato Branco, junto ao Teatro Municipal Naura Rigon, ou entrar em contato pelo telefone 3220-6026.

Texto e foto: Assessoria



1 comentários:

Claudenir Zanco disse...

Fico feliz em saber que uma lei de minha autoria esta sendo executada abrindo espaço para nossos artistas locais.
Vereador Biruba

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado