Ads 468x60px

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Programa Flor do Campo realiza mais duas capacitações

Promover a valorização das mulheres agricultoras com a oferta de atividades de lazer e capacitação é o intuito do Programa Flor do Campo. Desenvolvido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Agricultura, o projeto conta com diversas parcerias para realizar as oficinas. Durante a semana passada, dois cursos de produção artesanal de alimentos foram realizados: panificação, na comunidade de Quebra Freio (dias 08 e 09); e conservas de hortaliças, molhos e temperos, na comunidade de Passo da Ilha (dias 10 e 11). 


As capacitações foram ofertadas por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural de Pato Branco e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No encerramento do curso de Panificação, na tarde do dia 09, estiveram presentes o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o vice, Robson Cantu, o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato e o secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari.

O prefeito Augustinho Zucchi evidenciou que o programa tem o intuito de promover a valorização das mulheres que residem no campo, estimulando o desenvolvimento da agricultura familiar. “Sabemos o quanto o campo é importante para o nosso desenvolvimento, então nosso investimento é constante, seja em infraestrutura, como o asfalto, ou em capacitações que atendem as demandas das localidades”, destacou Zucchi.

O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, enalteceu a importância da inserção das mulheres em cursos de capacitação. “Sabemos dos compromissos que as mulheres têm nas propriedades, para as suas famílias. Mas, mais importante ainda, é o tempo que elas dedicam para buscar conhecimento, pois essa atitude agrega qualidade de vida, fazendo a diferença na comunidade onde elas residem”, ressaltou Oradi.

O secretário de Agricultura, Clodomir Ascari, explica que há mais opções de cursos, basta as mulheres reunirem-se e solicitarem através da secretaria. “Queremos ofertar capacitações que promovam a autoestima e a valorização, sempre levando novidades e contribuindo para manter a tradição das comunidades”, disse o secretário.

Para Angelina Bertoldo, que fez o curso de panificação na comunidade de Quebra Freio, o momento oportunizou aprendizado e interação. “Além de aprender novas receitas, nos encontramos para passarmos um tempo juntas, conversando, trocando informações e receitas. Foi muito bom”, avaliou Angelina.

Salete Piovesan, também da comunidade Quebra Freio, afirmou que o curso foi uma importante oportunidade. “Além de prepararmos opções novas para nossas famílias, também poderemos ganhar uma renda extra, revendendo os produtos”, falou Salete. 

Gema Pagnoncelli, da comunidade de Passo da Ilha, fez o curso de conservas e gostou das informações que recebeu. “Eu já fazia algumas das receitas, mas aprendi novos métodos, deixando os alimentos mais gostosos. Também achei muito vantajoso, porque possuímos bastante da matéria prima necessária, que são frutas, legumes e hortaliças, em nossas propriedades, sem necessidade de comprá-las”, contou Gema.

Para mais informações sobre atividades e cursos do Programa Flor do Campo, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, junto a Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone (46) 3220-1504. 

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado