Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Município homologa processo licitatório do transporte coletivo urbano

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 30, a homologação do processo licitatório de concessão do transporte coletivo urbano. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, representantes das empresas que compõem o consórcio vencedor da licitação, secretários municipais e imprensa. O Consórcio Tupã, que venceu o certame, é composto por três empresas: Transângelo Transporte Coletivo, Cattani Sul e Viação Pato Branco. Na ocasião, as empresas confirmaram que estão preparadas para iniciar os trabalhos a partir do dia 01 de fevereiro de 2018.


O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, apontou as expectativas para a atuação do novo transporte coletivo urbano, uma vez que a modernização da mobilidade urbana reflete no futuro e no desenvolvimento da cidade. “Queremos um transporte cada vez mais eficiente, condizente com as necessidades da nossa população e da nossa cidade, que se desenvolve a cada dia”, ressaltou Zucchi.

O assessor jurídico do Consórcio Tupã, Adair Casagrande, contou como está a preparação para o início das atividades. “Estamos com tudo organizado e preparados para iniciar os trabalhos em fevereiro de 2018. O processo foi sério e nós iremos realizar um trabalho de qualidade e com eficiência”, afirmou ele.   

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlinho Polazzo, enalteceu a proposta inovadora do novo modelo. “Temos uma proposta diferente, que tem como foco principal a priorização do interesse público. A nossa comunidade espera que tudo ocorra com tranquilidade, e que o transporte seja feito com conforto e segurança”, disse o vereador.

Após a homologação, publicação e convocação do consórcio, a empresa tem 30 dias para apresentar, ao Município, a garantia de execução dos serviços e depositar o valor da outorga. Após isso e assinado o contrato, a empresa terá 120 dias para começar a operar. Haverá, ainda, uma equipe técnica encarregada de vistoriar as condições e infraestrutura da empresa.  Depois desse processo, o serviço poderá ser executado, cuja previsão para início do novo modelo é 01 de fevereiro de 2018, uma vez que o contrato vigente com as empresas que atualmente executam o serviço de transporte coletivo na cidade, encerra em 31 de janeiro de 2018.

O que muda

As principais melhorias para o serviço, previstas em edital, contemplam o aumento de linhas, frota e modernização. De 22 linhas, Pato Branco passará a ter 33. De 28 ônibus disponibilizados atualmente, a cidade contará com 32 veículos – destes, 15 serão novos e terão ar-condicionado. A idade máxima para cada ônibus será de 10 anos, cuja idade média da frota deverá ser de 5 anos.

Os modelos dos ônibus também terão mudanças, começando pelo novo layout elaborado pela Prefeitura. Serão 21 ônibus do modelo padrão, além de 08 midiônibus e 03 miniônibus. Ainda, 100% dos veículos terão acessibilidade e bilhetagem eletrônica.

No plano de estruturação executado pelo Município, está a implantação de novos pontos de ônibus e a construção de miniterminais – cada miniterminal terá bebedouros, bancos, sinal wi-fi livre, entre outros. Além disso, os terminais serão integrados, o que permitirá que os usuários tenham acesso aos horários dos ônibus e previsão de chegada, informações que estarão dispostas em painéis eletrônicos.

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado