Ads 468x60px

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Conferência intermunicipal indicará representantes do Sudoeste para o Conselho Estadual de Cultura

O Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e com o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC), promoverá a Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento, que acontecerá neste sábado, dia 22, das 15h às 18h, no Teatro Naura Rigon, será voltado às cidades que fazem parte da macrorregião Sudoeste, composta por 42 municípios paranaenses. Na ocasião, serão debatidas dez áreas culturais e selecionados um titular e um suplente para concorrer a vagas no CONSEC.


De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco, Eliane Gauze, durante a Conferência Intermunicipal será realizado o cadastro dos eleitores e a indicação dos dois representantes regionais para o CONSEC, que poderão ocupar vagas de titular e suplente, mediante eleição que ocorrerá em 26 de agosto.

Assim, na ocasião, também serão definidos os artistas que poderão votar na eleição que ocorrerá no dia 26 de agosto, no Teatro Naura Rigon. “Enviaremos os nomes previamente selecionados na conferência para a Secretaria de Estado de Cultura, para efetivação legal da inscrição. Em seguida, começaremos a campanha para que possamos, de fato, eleger dois nomes para representar o Sudoeste no Conselho Estadual de Cultura”, destaca Eliane.

Conforme Eliane, poderão participar entidades culturais, agentes culturais e artistas ligados às seguintes áreas: 1) Artes visuais; 2) Audiovisual; 3) Circo; 4) Ópera; 5) Teatro; 6) Dança; 7) Música; 8) Literatura (livro e leitura); 9) Patrimônio cultural material e imaterial; e 10) Manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.

As inscrições, tanto para candidatos a titular e suplente do CONSEC, bem como para eleitores, serão realizadas na hora. “Podem participar artesãos, hippies, músicos de todos os estilos, artistas de teatro, circo, escritores, cineastas, artistas plásticos, escritores, entre outros. Será um momento de suma importância para os artistas e contamos com a participação expressiva da classe”, reforça Eliane.

Neste ano, ainda, acontecerá a Conferência Municipal de Cultura, com temas e propostas para a área em âmbito local. “O debate realizado nesta edição intermunicipal, neste sábado (22), oportunizará a divulgação da atuação do Conselho Estadual, bem como a escolha de um representante de cada área cultural que concorrerá para nos representar em nível de Estado”, enfatiza Eliane.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco frisa, ainda, que nas duas etapas, neste sábado (22/07) e na eleição para o CONSEC (26/08), participarão representantes da Secretaria de Estado de Cultura. “Serão momentos de extrema importância, em que todos os artistas, de todas as áreas, poderão mostrar sua força e sua voz. A democratização da cultura e das políticas culturais só acontece com a participação efetiva da classe. Assim como há que cobrar do poder público, há que participar também”, completa.

Texto e foto Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado