Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Capoeira de Pato Branco conquista medalhas em competição catarinense

O Município de Pato Branco, por meio do CEU das Artes e do Esporte, oferece espaço gratuito para prática de diversas atividades educacionais, culturais e esportivas, tendo como objetivo promover o conhecimento, o lazer e a integração da comunidade. O Grupo Capoeira Jacarandá, que utiliza o espaço para a prática, participou de um torneio de capoeira realizado no último final de semana de junho, em Porto União (SC), em celebração ao centenário da cidade. Na ocasião, o grupo pato-branquense foi campeão-geral, ao conquistar oito medalhas, sendo uma de 3º lugar, quatro de 2º lugar e três de 1º lugar.


O coordenador do CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco, Natan Bertol, conta que a conquista é motivo de orgulho para a unidade. “Acompanho o treino deles e vejo quanto o mestre e os alunos se dedicam na prática desse esporte, então fiquei muito satisfeito e feliz, pois as medalhas são merecidas e resultam de muito esforço”, disse Natan.

Airton Nascimento, o mestre Bugre como é conhecido, é o responsável pelo Grupo de Capoeira Jacarandá. Ele treina os atletas usando a estrutura do CEU das Artes e do Esporte e avalia o bom desempenho dos alunos. “Acreditamos na nossa capacidade e estávamos motivados, tanto que os oito atletas pato-branquenses que participaram da competição, conquistaram medalhas”, comemora o mestre.

De acordo com ele, o que é avaliado em uma competição de capoeira são as técnicas, as marcações de movimento, a evolução de conteúdos na roda, entre outros critérios. “Assim como em outros esportes, na capoeira também é preciso dedicação do atleta. A prática desenvolve nas crianças, ainda, a disciplina, melhorando o comportamento e oferecendo uma opção saudável de lazer”, ressalta Bugre.

Ketlyn Rodrigues, 12 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria de 10 a 12 anos. Ela conta que a competição em Porto União (SC) foi a primeira em que participou. “Achei tudo muito legal e quero continuar praticando para participar de outros campeonatos”, disse Ketlyn, que na capoeira é conhecida como “Delicada”, nome que recebeu no batismo da modalidade. 

Laiza Jaíne dos Santos, 14 anos, a “Gigantinha”, conquistou o segundo lugar na categoria de 13 a 15 anos e disse que a experiência foi inspiradora. “Eu gostei bastante e quero continuar treinando e competindo nesta, assim como em novas modalidades”, ressaltou Gigantinha que, mesmo com a baixa estatura, conquistou a medalha disputando com competidoras bem maiores que ela.

O Grupo Jacarandá conta com o apoio do Município e da Recriar, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Contudo, o grupo continua buscando apoio da comunidade, empresas e entidades, para poder participar de novas competições. “O esporte já está bastante difundido, tanto que famílias inteiras participam das aulas. Queremos, agora, levar esses atletas para novos torneios, mostrando que Pato Branco é destaque, também, na capoeira”, afirmou mestre Bugre.    

Capoeira no CEU
A capoeira já é ofertada no CEU das Artes e do Esporte há quatro anos, sendo que em setembro deste ano, nos dias 8 e 9, será realizada a quarta cerimônia de batismo dos atletas. A ocasião, muito especial para a modalidade, é o momento em que o aluno recebe a sua primeira graduação, significando que já adquiriu os fundamentos básicos e não é mais um aluno iniciante. No batizado, o aluno também recebe um novo “nome”, baseado em suas características pessoais, tanto físicas quanto de personalidade. 

No CEU, situado no bairro Sudoeste, as aulas de capoeira são ofertadas gratuitamente e para todas as idades, de segunda a sexta-feira. Na segunda, quarta e sexta-feira, as aulas ocorrem das 19h às 20h30, sendo reservadas para crianças e adolescentes que já conhecem os movimentos. Nos mesmos dias, mas das 20h30 às 22h, acontecem às práticas para iniciantes adultos. Nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, as aulas são voltadas às crianças e adolescentes iniciantes.

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado