Ads 468x60px

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Município de Pato Branco promove Semana do Meio Ambiente

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá de 05 a 09 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade será em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado desde 1972, no dia 05 de junho.
A programação contará com a parceria de diversas entidades e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Cerca de mil alunos da Rede Municipal de Educação participarão das ações, que visam conscientizar em prol da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais. 


De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, a programação promoverá ações de educação ambiental envolvendo a Rede Municipal de Educação, recebendo também escolas da rede estadual ou particular, bem como grupos de empresas. Nesses casos, o agendamento da participação deve ocorrer até segunda-feira, dia 05, na Secretaria de Meio Ambiente, pelo 3220-1505. “Realizaremos atividades de capacitação, para que as pessoas se tornem agentes ativos da preservação, gerando ações de mudança e de proteção ao meio ambiente, pensando na coletividade”, explicou Bertani.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, ressalta a importância da participação dos alunos neste processo. “Eles desenvolvem em sala de aula inúmeras atividades referentes à proteção ambiental. Agora, poderão conhecer como é feita a separação e o tratamento de resíduos no aterro sanitário, o que oportuniza um entendimento maior, desencadeando inúmeras atitudes positivas, algumas delas bem simples, como a separação do lixo em suas casas”, pontua a secretária.

Programação
Na segunda-feira, dia 05, a partir das 08h30, será realizada mais uma etapa do Programa de Proteção de Fontes, desta vez no Loteamento Picolo, no bairro La Salle. A proteção contará com a participação dos alunos da Escola Municipal São João Batista de La Salle. À tarde, às 14h, será promovida uma palestra sobre bem-estar animal e entrega das cartilhas de educação ambiental para os alunos do Tempo Integral da rede pública municipal que participam do projeto em parceria com a AABB Comunidade. Ainda na segunda-feira, a partir das 19h, no auditório da Sanepar, haverá uma discussão com o tema “Olhar para o Rio Ligeiro”.

De terça a sexta-feira, as atividades de educação ambiental serão das 08h30 às 11h e das 14h às 17h, no Aterro Sanitário. No local, os alunos de 26 escolas municipais participarão da programação que contará com visitas à Central de Triagem de resíduos recicláveis, ao pátio de compostagem de resíduos, à área de disposição final de entulhos e resíduos da poda urbana e na célula de disposição final do lixo orgânico. Também será mostrado o processo de sucessão natural da vegetação e recuperação de área degradada. Os alunos ainda poderão participar de uma exposição, organizada pela Sanepar, sobre o tratamento do esgoto sanitário e, ao final, serão distribuídas mudas de árvores nativas.

Realização
A programação da Semana do Meio ambiente é realizada pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Sanepar e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), contando com o apoio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do Banco do Brasil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Faculdade de Pato Branco (Fadep) e da Faculdade Mater Dei.

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado