Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Feira do Livro acontece até sexta-feira, dia 28

O Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Cultura, está promovendo a Feira do Livro. A programação começou na terça-feira, dia 25, e segue até sexta-feira, dia 28, na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, na Galeria de Artes Maria Genoveva Argenton e no Teatro Naura Rigon. A Feira, que faz parte do projeto Livro Ação, conta com circuito de leitura, bate-papo com escritores, café literário, além de sebo de livros e discos de vinil.


No primeiro dia, diversos alunos da Rede Municipal de Educação passaram pelos espaços e participaram de atividades como, contação de história, poesia e sessão de filmes. Durante a noite, a comunidade pôde participar do Café Literário com Marcos de Bortoli, autor do livro “Quando meninos viram homens”, além de visitar e adquirir livros e discos de dois sebos que estarão presentes durante todos os dias da Feira.

Para Eliane Gauze, diretora do Departamento de Cultura, a Feira pretende, principalmente, incentivar e promover a leitura, tanto para o público infantil quanto adulto. “A nossa intenção também é oportunizar que a comunidade conheça os autores locais, durante o Café Literário, pois temos diversas publicações feitas por pato-branquenses que merecem ser divulgadas e debatidas. Para as crianças, preparamos uma programação bem diversificada, com cenários coloridos e adereços, onde elas podem participar e interagir com histórias literárias”, pontuou Eliane.   

A aluna do 2º ano da Escola Municipal Vila Verde, Gabrieli Vitória dos Santos, 08 anos, aprovou a programação. “Eu gostei muito de ouvir as histórias e do filme que assistimos. É muito divertido sair da escola com os colegas e fazer algo diferente”, contou ela.

Para David Girardi, 07 anos, aluno do 2º ano da Escola Rural Municipal Passo da Ilha, o momento foi de descoberta. “Eu não conhecia a biblioteca e achei muito legal, fiquei com vontade de ler vários livros que estão lá. Também gostei de brincar com as histórias, durante a contação”, explicou David. 

A professora da Escola Municipal Vila Verde, Ana Lice Pagliosa afirma que, para as crianças, esses momentos são de fundamental importância para o desenvolvimento. “Além de conhecer novos autores e novas histórias, eles ainda vivenciam outras realidades. Descobrem novos lugares da cidade, conversam com outros alunos e compartilham experiências”, avaliou a professora.

Mais sobre a programação
Os circuitos para as crianças são realizados das 09h às 11h e das 14h às 16h. O Café Literário acontece nas quatro noites da Feira, das 19h às 22h, no saguão da Galeria de Artes Maria Genoveva Argenton. Nesta quarta-feira, 26, a autora convidada é a professora e historiadora Neri França Fornari Bocchese, que compartilhará a sua experiência na pesquisa para o livro “Retorno 2 – Pato Branco na Revolta dos Posseiros de 1957”. A escritora Eliane Gauze participará na quinta-feira, dia 27, com o livro de sua autoria “As Cinzas do Tempo”. Encerrando o bate-papo, na sexta-feira, dia 28, Baldoíno Rech falará sobre a carreira de escritor.

Durante todos os dias da Feira, também há livros, gibis, discos de vinil e cd´s para a venda e troca, das 08h às 11h30, das 13h30 às 18h e das 19h às 22h, na Galeria de Artes Maria Genoveva Argenton. A comercialização está sendo realizada pelos sebos Amadeus e Cajuína. São mais de mil livros para venda e troca, com valores a partir de R$ 5,00, além de aproximadamente 200 discos de vinil. Mais informações junto ao Departamento de Cultura ou pelo telefone 3220-6026.

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado