Ads 468x60px

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Os desafios como vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Desde a eleição ao meu primeiro mandato como deputado estadual, priorizo a transparência, a proximidade com a população e a inovação. Trago da iniciativa privada, do trabalho como professor universitário e consultor para o empreendedorismo a visão de que precisamos descomplicar.

            Mais do que um lema, se trata de uma diretriz que me acompanha desde primeiro mandato como vereador e, após dois anos de trabalho para todos os paranaenses como parlamentar estadual e reconhecimento dos meus pares na eleição ao cargo de vice-presidente do Legislativo, incorporo a filosofia para alcançar as metas na Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná.
 Já aplicamos a filosofia em outras ações no Legislativo. Foi assim, por exemplo com a criação da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, que busca descomplicar a vida do comerciante, revisando leis que representam gargalos ao empreendedorismo no setor. Para tanto, foi imprescindível a parceria com entidades do setor, como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-Pr).

            A análise pela entidade permitiu a Frente, logo no seu primeiro ano, descomplicar a legislação, extirpando normas obsoletas do ordenamento e melhorando as leis existentes. Com outras entidades houve a análise de mais de 50 projetos de leis e a previsão do impacto de cada legislação na atividade comercial.

            São alguns exemplos práticos que atendem aquilo que a população quer: propostas realistas, que simplificam e caminham, neste caso, para o alívio da carga de tributos que o cidadão paga. Entretanto, a sociedade é dinâmica e as demandas surgem com rapidez.

            Apenas com inovação podemos atender tais demandas. Aproveitar o conhecimento do novo mundo criado pela tecnologia da informação é um caminho imprescindível. Antes de fazer parte da Mesa Executiva, já planejava a realização de uma maratona com programadores para desenvolvimento de soluções e aplicativos para o cidadão acompanhar o trâmite de projetos de lei e participar do debate das propostas. O “hackaton” da Assembleia Legislativa está mais próximo agora...e será apenas o começo da série de ações que pretendemos adotar para ampliar ainda mais o diálogo com o cidadão.

            A inovação sempre traz benefícios. No entanto, nos momentos de crise – seja econômica, política ou quando as duas ocorrem simultaneamente – pode ser o diferencial na recuperação da estabilidade da economia e do sistema político. O Brasil passa por mudanças e quero contribuir para que o Paraná seja exemplo de transparência, proximidade com cidadão e aplicação de soluções de vanguarda.

Guto Silva
Deputado estadual, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado