Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de julho de 2016

TCU revoga cautelar dando continuidade a criação de cursos de medicina

Boas notícias sobre o curso de Medicina em Pato Branco. Na noite desta quarta-feira (20) o Tribunal de Contas da União revogou a posição que suspendia o edital sobre novos cursos de medicina no país e liberou outro edital do Ministério da Educação que permite a criação dentro do programa “Mais Médicos”.

Em novembro, o órgão havia paralisado a abertura das vagas de medicina alegando supostas irregularidades na sua criação. Atualmente 39 municípios esperam esta liberação entre eles Pato Branco.
A permissão da continuidade da ação do Ministério da Educação (MEC), após nove meses de espera, e visa à criação de 2.460 novas vagas para futuros médicos em universidades privadas.
Essa paralisação deu-se de uma medida cautelar da ministra do TCU Ana Arraes, de 2015, devido às suspeitas de irregularidades na seleção das universidades.
A criação das vagas em medicina é parte do programa “Mais Médicos”, lançado pela presidente afastada Dilma Rousseff. O edital de 2013 selecionou 39 municípios em 11 estados, com um curso por cidade e 2.460 vagas ao todo. No ano seguinte, o edital 6/2014 – alvo do questionamento do TCU – levou à inscrição de 216 propostas de instituições privadas de ensino superior. No Paraná são quatro cidades: Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão e Umuarama.
Na sessão desta quarta, a ministra Ana Arraes voltou a defender a cautelar concedida, com a concessão de um prazo de 15 dias para o MEC anular o edital. O ministro Vital do Rêgo, porém, elaborou um voto em paralelo, com a proposta de revogação da medida cautelar.
Para os pato-branquenses a novela ainda não terminou e ainda outras etapas estão por vir, inclusive a publicação em Diário Oficial, seguindo da vistoria da instituição, no caso de Pato Branco a FADEP para depois acontecer o agendamento do vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado