Ads 468x60px

terça-feira, 19 de julho de 2016

Solenidade militar comemora os 58 anos de existência de Batalhão da PM em Pato Branco

Durante uma solenidade na manhã desta segunda-feira (18), o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), comemorou seus 58 anos de existência. Na cerimônia militares estaduais foram homenageados com a entrega de “Medalha Sentinelas do Sudoeste”. O evento aconteceu na sede da unidade em Pato Branco (PR), no Sudoeste do estado, e contou com a presença de autoridades civis e militares, oficiais e praças da corporação, convidados e a comunidade.

 Na cerimônia policiais militares, tanto da ativa quanto da reserva, foram agraciados com a “Medalha Sentinelas do Sudoeste”, a qual foi criada através da portaria do Comando-Geral nº 835 de 04 de outubro de 2013 e é destinada a enaltecer e homenagear militares, civis e entidades pelos relevantes serviços prestados ao 3º BPM e à segurança pública nos municípios que compreendem área de atuação da unidade.

Os agraciados com a medalha foram o coronel Chehade Elias Geha; o tenente-coronel Washington Lee Abe; os tenentes Anne Louise P. Serpe, Allan de Souza Mori, Luiz Alberto de Oliveira e Anderson Carlos de Pauli; o aspirante Michel Kaiel; os sargentos André Roberto Peres, Edevaldo Frankoski e José Luiz Dutra; o cabo da reserva remunerada Valmir José Pagnoncelli; os soldados Nilo Meurer, Eleomar Décio Wietholter, Fabiano Rodrigo Pundrich, Jean Carlos Vieira e Claudia Terezinha Lopes.

O evento contou com a leitura da Ordem do Dia e o tradicional desfile da tropa. Além dos oficiais e praças atuantes na unidade, também participaram da solenidade os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do 3º BPM.

HISTÓRIA – O 3º BPM foi instituído pelo decreto estadual n° 3.277 de 18 de julho de 1958, tem como sede o município de Pato Branco. A unidade, que completou 58 anos, é uma das mais antigas da Polícia Militar do Paraná e em 2010 passou por uma reestruturação, ficando responsável por 16 municípios do Sudoeste do estado e atendendo uma população de aproximadamente 260 mil habitantes. O batalhão possui três companhias localizadas estrategicamente em Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida.

A partir de 2014, a sede do batalhão passou por uma reestruturação em suas instalações físicas e atualmente possui um amplo complexo operacional com uma moderna central de monitoramento por câmeras localizadas em vários pontos estratégicos do município de Pato Branco. O 3º BPM também é destaque no programa preventivo de saúde, que através da Unidade Básica de Saúde (UBS) iniciou mais uma fase do programa “Saúde Total do 3º BPM”, oferecendo, além do atendimento odontológico e médico, a assistência à saúde mental de todos os policiais militares.

O 3º BPM faz as mais diversas missões, como o policiamento nas áreas urbana e rural, fiscalização de trânsito, aplicação de cães farejadores na busca por entorpecentes e foragidos, bem como o emprego de equipes de inteligência trabalhando em conjunto no combate ao crime.

Texto e fotos: Assessoria 3º BPM

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado