Ads 468x60px

terça-feira, 5 de julho de 2016

Condutores socorristas do SAMU iniciam paralisação

Está prometido para as 19hs desta terça-feira (5) o início da paralisação dos condutores socorristas do SAMU na região Sudoeste, incluindo Pato Branco. 

De acordo com informações, houve na noite desta segunda-feira uma reunião entre os sindicatos da categoria, onde a maioria decidiu pela paralisação. 

Na terça-feira (28) aconteceu uma audiência de conciliação dos dissídios coletivos que envolvem os motoristas e técnicos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Sudoeste do Paraná na qual terminou sem acordo. 


Os dissídios foram ajuizados pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), que gerencia o serviço na região do estado, motivados pelo indicativo de greve das categorias. Nos dois processos, que tramitam juntos por motivo de conexão, conforme determinação da desembargadora Thereza Cristina Gosdal, discute-se um novo acordo coletivo de trabalho para motoristas e técnicos socorristas do SAMU. Em ambos os casos já houve conciliação parcial, onde foi concedido reajuste salarial de 11,08%, equivalente ao cálculo da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O impasse diz respeito ao percentual de reajuste do piso-salarial. O CIRUSPAR alegou não ter condições de atender à requisição dos trabalhadores, mas que tem se esforçado para obter recursos junto aos governos estadual e federal.

Conforme previsto em lei, o serviço não será paralisado totalmente. Das 16 ambulâncias, 8 ficarão paralisadas, não incluindo as unidades mais avançadas. A população ainda poderá contar com o apoio via 192 e os médicos farão atendimento normalmente. 

O CIRUSPAR ainda aguarda o posicionamento da greve pelos sindicatos para se pronunciar.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado