Ads 468x60px

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Centro Cultural Sesi Pato Branco apresenta show Acordeon Brasileiro gratuito

O acordeonista paranaense Diego Guerro vai apresentar seu show “Acordeon Brasileiro” no próximo dia 17 de junho, às 20h, no Centro Cultural Sesi Pato Branco. O show mostra um panorama geral do instrumento no Brasil, contrastando o regional com o contemporâneo, trazendo momentos de muita interação com o público. Os ingressos são gratuitos, com retirada no Centro Cultural Sesi Pato Branco.


No show "Acordeon Brasileiro", Diego Guerro explora toda a pluralidade do acordeon, passeando pelas diversas formas que o instrumento se apresenta em nosso país, acompanhado pelos músicos Arthur Boscato (violão 7 cordas) e Marcinho Pereira (percussão). O repertório contempla obras de Luiz Gonzaga, Albino Manique, Luiz Carlos Borges, Dominguinhos, Dino Rocha e outros craques do instrumento, além de composições autorais, resultantes da diversidade cultural do acordeon brasileiro e universal.                                                   
                                                                                                   
O acordeon, gaita ou sanfona é um instrumento popular no sul, nordeste e centro-oeste do país e em cada uma dessas regiões se apresenta com uma linguagem peculiar. A história do acordeon remete a tempos antigos, mais ou menos 2.700 a.C., onde se tem o primeiro registro de um instrumento denominado "Cheng", na China. Tal instrumento foi o precursor do acordeon, que foi concebido da forma que se apresenta hoje em dia por volta de 1837 na França, por C. Buffet. O primeiro acordeon que chegou ao Brasil foi uma concertina, um acordeon cromático de botão. Os primeiros gêneros retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.   

Texto e foto: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
© VEJA PATO BRANCO - O Site Da Nossa Terra - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rede Tech Informática.

Exibir mapa ampliado